Com o ano de 2012 indo embora, você pode estar se perguntando o que fez durante esses 12 meses para melhorar a saúde. Alimentação saudável, prática de exercícios e abandonar vícios provavelmente estão na lista de muitos que desejaram fazer de 2012 um ano mais saudável.
Além disso, viver com mais qualidade de vida os anos seguintes também é um desafio. A ciência ajudou a identificar muitos problemas que podem nos afetar no futuro.
As pesquisas ainda mostraram que algumas doenças e transtornos são responsáveis por metade dos anos vividos com alguma sequela incapacitante, diminuindo a qualidade de vida. Entre elas estão dor nas costas, depressão, dor no pescoço, DPOC, problemas musculoesqueléticos, enxaqueca, diabetes e quedas.
Um estudo publicado na edição de dezembro do Journal of Boneand Joint Surgery descobriu que fumantes que sofrem de dores nas costas relatam maior conforto depois de largar o vício do que os que continuam fumando. A pesquisa foi conduzida por um especialista da Universityof Rochester, nos Estados Unidos. Eles acompanharam 5.300 pessoas durante oito meses, todas com históricos de dores nas costas e pernas. Pacientes que haviam largado o cigarro relataram dores significativamente menores do que fumantes.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universityof Las Palmas e pela University of Navarra, na Espanha, envolvendo quase nove mil participantes, descobriu que ingerir alimentos gordurosos, como fastfood e croissaints de padaria, pode aumentar em até 51% o risco de depressão. Os resultados foram publicados no periódico Puclic Health Nutrition.
Um estudo publicado na revista Annalsof Internal Medicine revelou que a quiropraxia pode ser mais eficaz para dores no pescoço do que analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes. A análise foi liderada por cientistas da Northwestern Health Sciences University, nos Estados Unidos.
Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal indica que a acupuntura ajuda a reduzir o número de dias de enxaqueca e pode ter efeitos duradouros sobre o problema. A análise foi liderada por um pesquisador da University of Traditional Chinese Medicine, na China. Na pesquisa, quase 500 adultos foram submetidos a sessões da tradicional acupuntura chinesa durante cerca de quatro semanas.
Que refrigerantes são altamente calóricos e pouco nutritivos, todo mundo sabe. Mas um estudo desenvolvido pela Universityof Adelaide, na Austrália, e publicado no periódico Respirology, revelou que a alta ingestão dessa bebida também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A análise foi baseada em entrevistas feitas com 16.907 pessoas.
Acelerar o passo na caminhada, praticar corrida ou fazer outros exercícios de maior vigor pode reduzir o risco de desenvolver problemas de coração e diabetes, aponta um estudo da Bispebjerg University Hospital, na Dinamarca. Eles fizeram uma análise que incluiu mais de 10 mil adultos e tiveram os resultados publicados no British Medical Journal Open.
Pessoas que realizaram cirurgia de catarata estão menos propensas a sofrer quedas e fraturar os quadris do que pessoas que não foram submetidas ao procedimento, diz um estudo feito com mais de um milhão de idosos. A pesquisa foi conduzida por uma especialista da Jules Stein Eye Institute da University of California, nos Estados Unidos. A descoberta foi publicada no The Journal of the American Medical Association.
(31) 99104-6340
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.