Caros Associados,
Pensando no bem estar e saúde dos nossos associados, a partir deste mês, a Asscontas disponibilizará textos e matérias sobre saúde, qualidade de vida e prevenções, além de informar periodicamente quanto aos relatórios e gráficos de utilização dos nossos planos de saúde UNIMED-BH e SAUDE SISTEMA, a fim de orientá-los sobre o melhor uso dos planos, evitando gastos excessivos e reajustes nas mensalidades.
Iniciando esse projeto, apontamos abaixo algumas informações e dicas para melhor utilização do seu plano.
Algumas informações:
Atualmente, os usuários da Unimed do contrato Asscontas estão utilizando 7,44 consultas/ano por cliente, o dobro de consultas e exames em relação ao estipulado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pela própria ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que fala em 3,5 consultas/ano.
Para haver um equilíbrio no nosso contrato, não podemos ultrapassar o índice de 70% de gastos sobre a nossa arrecadação, o que está ocorrendo com frequência, fincando acima do ideal previsto pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Temos que ficar atentos ao abuso na realização de consultas e exames. "Devemos utilizar o plano com consciência e moderação, para que possamos diminuir o percentual de aumento das mensalidades nos próximos reajustes.”
Dicas para melhor utilizar seu Plano de Saúde
1 - Em caso de dúvida de sintomas procure sempre um Clínico Geral, ele facilitará a identificação do diagnóstico e poderá indicar um especialista correto caso necessário. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% dos diagnósticos são resolvidos pelas especialidades básicas. Quando você procura um Clínico, otimiza seu tempo não tendo que gastá-lo com várias opiniões de outros especialistas e libera o consultório especializado para outro cliente que realmente esteja precisando, evitando o congestionamento de consultas muitas vezes desnecessárias.
2 - Procure levar em suas consultas os últimos exames realizados, isso evita ter que repeti-los.
3 - Quando não puder comparecer à consulta ou exame, cancele antecipadamente. Assim você estará colaborando para que outro cliente possa ser atendido. Cerca de 20% dos clientes que marcam consultas, não comparecem para fazê-la.
4 - Nas consultas e exames leve sempre seu cartão Unimed e o seu documento de identificação pessoal, desta forma evitaremos que outras pessoas utilizem o plano indevidamente.
5 - Em caso de urgência ou emergência procure sempre o atendimento em pronto-socorros ou pronto-atendimentos.
6 - Atualize sempre os seus dados cadastrais para evitar contratempos.
7 - Antes de realizar exames, procure se informar sobre os procedimentos preliminares (jejum, abstinência, etc.) no laboratório ou clínica em que será realizado o procedimento.
8 - Não é necessário sempre visitar o médico, algumas dúvidas podem ser sanadas apenas com uma ligação telefônica para seu médico. Para algumas questões de saúde o telefone é um excelente meio de comunicação.
9 - Escreva tudo o que você deseja discutir com o seu médico, isso ajuda a manter a atenção no que realmente lhe incomoda. Leve a lista e leia antes de começar a consulta.
10 - Peça sempre informações das guias que está assinando, isso evita cobranças indevidas de procedimentos não realizados.
11 - Ao procurar um pediatra para seu filho, consulte apenas aquele que realmente está precisando. Não utilize dessa consulta para atendimento aos outros que não estão precisando, essa atitude onera o plano de saúde e eleva os custos para sua empresa.
12 - Procure sempre questionar os exames pedidos, qual o objetivo e qual a sua eficiência diagnóstica, essa atitude evita a multiplicação de vários exames.
13 - Não se automedique, ato que poderá ser prejudicial a sua saúde ou ao tratamento que seu médico iniciou ou iniciará.
14 - Não troque de especialista a todo momento, pois o profissional necessita realizar um acompanhamento da evolução do tratamento para o seu bom resultado.
15 - Procure sempre utilizar seu plano com consciência e dessa forma estará contribuindo para preservação desse benefício em sua empresa, pois a final de contas alguém vai pagar a conta quando não utilizamos corretamente
16 – Caso tenha alguma duvida, ligue para Alô Saúde da Unimed-BH, através do telefone 4020-4020, e para o plano da SAUDE SISTEMA ligue 3524-6440.
(31) 99104-6340
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