UNIMED-BH - CAMPANHA MÊS DE MARÇO CÁLCULO RENAL

No mês de março, vamos falar do tema Cálculo Renal em nosso calendário de Saúde.

Cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma doença causada pela formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário. É comparado com “grãos de areia” que se juntam dentro do rim e formam uma verdadeira pedra.

 

Tipos:

Os cálculos podem ser classificados de acordo com a sua localização no sistema urinário e por sua composição.

Pela localização podem ser renais (dentro do rim), ureterais (dentro do ureter, que é o canal que leva a urina do rim para a bexiga) ou vesicais (na bexiga).

Pela composição podem ser de vários tipos. Os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio.

 

Causas:

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante. Além disso, os cálculos de estruvita são causados por bactérias decorrentes de episódios recorrentes de infecção urinária.

 

Prevenção:

50% dos pacientes que tiveram um cálculo renal vão ter outro em 5 anos se não fizerem um tratamento preventivo. Medidas que servem para a maioria dos pacientes com cálculos são aumentar a ingesta hídrica, com o objetivo de o paciente urinar mais de 2 litros por dia. Para isso, pode-se verificar a cor da urina. Ela deve estar bem clara, quase transparente. Se a urina estiver amarelada é sinal que mais água deve ser ingerida.

 

Acesse para mais informações: https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/pedra-nos-rins-sintomas/