O Ministério Público Federal enviou um comunicado informando que “identificou um possível acesso indevido, no período de 05 a 13 de setembro, a dados pessoais coletados pelo sistema de Protocolo, utilizado por pessoas jurídicas para o envio de correspondências ao MPF”.
Os dados que podem ter sido acessados são o nome do usuário, telefone, e-mail e IP. Apesar de ainda não haver indicações de que os dados foram utilizados de maneira maliciosa, é preciso redobrar a atenção nesse momento.
Dessa forma recomenda-se atenção redobrada para chamadas telefônicas recebidas de números estranhos e e-mails maliciosos.
Seguem assim algumas dicas de segurança:
· Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais e ortográficos;
· Desconfie se o endereço de e-mail ou telefone do remetente não for conhecido por você;
· Nunca clique em links, não baixe arquivos e não instale programas ou aplicativos recebidos por mensagem;
· Se for mesmo necessária uma atualização de cadastro, por exemplo, acesse o site diretamente no seu navegador de costume ou procure pelo serviço ou empresa em um site de busca,
· Desconfie de prêmios surpresas que surgem em troca de suas informações pessoais como nome, CPF, número de cartão ou celular, e-mail, etc.
Lembre-se: Se você não paga pelo produto, provavelmente o produto é você.
No caso de dúvidas, o Núcleo de Proteção de Dados e a Supervisão de Segurança Institucional da Informação podem ser acionados pelos ramais 3372 e 2883, respectivamente.
FONTE: https://intranet.tce.mg.gov.br/noticias/fique-atento-nao-clique-em-tudo-que-receber/
(31) 99104-6340
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.